Sintomas da sensibilidade

Sintomas da sensibilidade nos dentes

Sintomas da sensibilidade

Estímulos que desencadeiam dor em dentes sensíveis

Vários tipos de estímulos podem desencadear uma pontada ou dor de dentes sensíveis em pessoas com hipersensibilidade dentária. Veja alguns dos estímulos mais comuns relacionados com a sensibilidade dentária:

  • Dor ao ingerir alimentos ou bebidas geladas
  • Dor ao ingerir alimentos ou bebidas quentes
  • Dor ao ingerir alimentos doces ou azedos
  • Dor ao inspirar ar frio
  • Dor ao escovar os dentes
Common Triggers of Sensitive Teeth

Outras causas da dor de dente, incluindo cárie dentária

Veja alguns dos outros problemas comuns que podem causar dor de dente:

Cárie dentária

A dor causada por cáries (dentárias) pode ser parecida com a dor característica da sensibilidade nos dentes. A cárie dentária acontece quando os açúcares de alimentos e bebidas reagem com as bactérias na placa dentária e formam ácidos. Esses ácidos podem causar o amolecimento e a dissolução graduais do esmalte e da dentina. Escovar os dentes duas vezes ao dia com um creme dental com flúor ajuda a fortalecê-los, o que é bom para evitar ou aliviar dor de dente.

O problema com a cárie dentária é que você talvez só sinta dor quando ela já estiver em uma fase bastante avançada. É possível tratá-la nas fases inicias. Por isso, mesmo que você não sinta dor, é importante marcar consultas periódicas para que seu dentista possa detectar os primeiros sinais da cárie dentária e conversar com você sobre como tratá-la.

Clareamento dental

Um dos estímulos que desencadeiam sensibilidade nos dentes é o tratamento de clareamento dental. Muitas pessoas sentem dor durante e algum tempo depois dos tratamentos de branqueamento dental. Neste caso, o termo branqueamento dental está relacionado com tratamentos realizados com ingredientes de branqueamento sob a supervisão de um dentista.

A sensibilidade dentária que pode surgir durante e após um tratamento de branqueamento é diferente da hipersensibilidade dentinária. O componente de branqueamento do produto penetra no esmalte e na dentina e entra na polpa, que fica no centro do dente, onde pode causar inflamação e sensibilidade temporária.

Tratamento dentário

Também é comum que os dentes fiquem sensíveis algum tempo depois de tratamentos dentários. No entanto, se a dor persistir, peça orientação ao seu dentista.

Outras causas comuns da dor de dente incluem abcessos dentários e dentes trincados. É importante visitar seu dentista regularmente para avaliar a saúde dos seus dentes e gengivas. Se você sentir dor ou desconforto, principalmente se acontecer com frequência, peça orientação ao seu dentista.

Sensodyne Online checkup

Você tem alguns dos sintomas de dentes sensíveis? O Online Check Up Sensodyne é uma ferramenta útil para saber mais sobre a sensibilidade. Faça a avaliação agora. Você só precisa de alguns minutos!

Faça o Online Check Up Sensodyne

SOBRE SENSIBILIDADE