Causas da sensibilidade

 Causas da sensibilidade

Causas da sensibilidade

Saúde das gengivas e sensibilidade

Gengivas saudáveis são essenciais para manter os dentes saudáveis. A retração gengival é uma das principais causas da sensibilidade nos dentes. A escovação com muita força ou com muita frequência, alguma doença na gengiva (gengivite ou doença periodontal) durante um período muito longo e até mesmo o envelhecimento podem contribuir para a retração gengival e a erosão do esmalte dentário. A retração da gengiva causa a exposição da dentina subjacente ao longo do tempo.

Gum Health and Sensitivity

Tratamentos de clareamento causam sensibilidade?

A sensibilidade que pode surgir durante e após os tratamentos profissionais de clareamento é diferente da hipersensibilidade dentinária. A hipersensibilidade dentinária é uma condição comum e dolorosa dos dentes que pode surgir quando a dentina fica exposta (geralmente em consequência da retração gengival ou do desgaste do dente ou da erosão ácida). No entanto, em caso de tratamentos de clareamento, o componente de branqueamento penetra no dente, causando sensibilidade.

Estudos clínicos indicam que cremes dentais que contêm nitrato de potássio podem reduzir a sensibilidade associada a tratamentos profissionais de clareamento*. Nesses estudos, os participantes que usaram Sensodyne com nitrato de potássio por duas semanas antes e durante o tratamento de clareamento sentiram menos sensibilidade após o tratamento, em comparação com aqueles que usaram um creme dental comum com flúor.

Converse com seu dentista sobre a sensibilidade causada por agentes branqueadores se estiver pensando em fazer um tratamento de clareamento dental e use sempre o creme dental Sensodyne Repair & Protect Whitening.

 

*Haywood B; Brushing with a Potassium Nitrate Dentrifice to Reduce Bleaching Sensitivity; The Journal of Clinical Dentistry 2005;16:17-22

SOBRE SENSIBILIDADE