Causas da sensibilidade

Causas da sensibilidade  

Causas da sensibilidade

O que é desgaste do esmalte?

Primeiro, é preciso entender o que é o esmalte do dente: trata-se da superfície mais externa e dura do dente. Embora ele seja mais duro do que qualquer outra substância no corpo, o desgaste do esmalte pode ocorrer e expor a dentina abaixo dele, causando a sensibilidade nos dentes.

O desgaste do esmalte pode ser causado por:

What is Enamel Wear?

Bruxismo

Você range os dentes, à noite ou durante o dia? Se isso acontecer, talvez você esteja com bruxismo, ou seja, desgastando o esmalte dos dentes, o que causa a exposição da dentina subjacente ao longo do tempo. Nesse caso, é importante consultar um dentista para conhecer o melhor tratamento para bruxismo para cada caso.

Escovação dos dentes

Se escovar os dentes com força excessiva ou com muita frequência, você pode causar o desgaste do esmalte do dente, também conhecido como erosão do esmalte. A escovação com muita força pode causar ainda a retração gengival.

Para evitar que isso aconteça, peça orientação ao seu dentista e saiba qual é a técnica de escovação e a rotina diária de higiene bucal mais adequada para você. Além disso, procure usar uma escova de cerdas extra macias, como Sensodyne Gentle.

Erosão ácida

Ao longo do tempo, alimentos e bebidas ácidas podem resultar no desgaste do esmalte do dente. Isso é chamado de erosão ácida. Alimentos e bebidas ácidas incluem frutas e sucos de frutas, refrigerantes, café ou chá preto, vinho e tudo que tiver um sabor acentuado, como ketchup ou molho de salada. Apenas quatro "desafios de acidez" ao longo do dia podem aumentar o risco de erosão ácida, também chamada de desgaste ácido. Se você achar que há risco de desgaste ácido no esmalte do dente, converse com seu dentista:

  • Peça orientação e saiba qual é a técnica de escovação e a rotina diária de higiene bucal mais adequada para você.
  • Descubra qual é a melhor maneira de consumir os alimentos e proteger os dentes contra os efeitos do desgaste ácido, escovando os dentes duas vezes ao dia com um creme dental com flúor, como o Creme Dental Sensodyne Pro-Esmalte.
Veja este vídeo para saber mais sobre a erosão ácida:

SOBRE SENSIBILIDADE