Causas da Sensibilidade

Causas da Sensibilidade

Causas da Sensibilidade

Causas da Sensibilidade

Quais são as causas dos dentes sensíveis?

Hipersensibilidade dentinária, ou sensibilidade nos dentes, é um problema dentário comum. Mas quais são as causas dos dentes sensíveis? Entenda: trata-se de uma condição que se desenvolve ao longo do tempo devido a problemas comuns, como retração gengival causada pela escovação com muita força e desgaste do esmalte dentário. A maioria das pessoas que apresenta essa condição tem entre 20 e 50 anos de idade*. A sensibilidade nos dentes surge quando a parte mais macia e interna do dente, chamada dentina, fica exposta, por causa da retração gengival. A dentina é coberta pelo esmalte e pela gengiva.

Milhares de canais microscópicos ligam a dentina ao centro do dente. Quando a dentina está exposta, estímulos externos (como uma bebida fria) ativam os nervos no núcleo do dente, causando uma dor aguda breve, característica da sensibilidade nos dentes.

 

*Fonte: Addy M. Int Dent J 2002; 52: 367−375.

Quais são as causas dos dentes sensíveis?

Somente um dentista poderá confirmar se você apresenta hipersensibilidade dentinária. Se você estiver com algum problema dentário, sempre peça orientação ao seu dentista. Informe-se também sobre os corretos hábitos de escovação e uso de fio dental. E, se apresentar hipersensibilidade dentinária, basta fazer algumas mudanças simples em sua higiene bucal diária e em seus hábitos de alimentação para evitar a exposição adicional da dentina, cuidar dos dentes sensíveis e aliviar os sintomas dolorosos.

Nesta seção, vamos conhecer quais são as causas da sensibilidade nos dentes.

  • Desgaste do esmalte causado pelo bruxismo ou por uma escovação com muita força ou frequência, por exemplo.
  • Retração gengival causada por uma doença na gengiva, como gengivite, ou por uma escovação com muita força,  por exemplo.

A sensibilidade que pode surgir durante e após os tratamentos profissionais de clareamento (branqueamento) é diferente da hipersensibilidade dentinária. Veja ‘Tratamentos de clareamento causam sensibilidade?’ para mais informações.

SOBRE SENSIBILIDADE