Dúvidas frequentes

Dúvidas frequentes sobre a sensibilidade nos dentes

  • O que é sensibilidade nos dentes?

    A hipersensibilidade dentinária, ou sensibilidade nos dentes, é um problema dentário comum que pode surgir quando a dentina, a parte interna do dente, fica exposta. É uma condição que se desenvolve ao longo do tempo devido a problemas comuns, como retração gengival e desgaste do esmalte. 

    Saiba Quais são as causas dos dentes sensíveis.

  • O que causa a sensibilidade nos dentes?

    A sensibilidade nos dentes surge quando a parte mais macia e interna do dente, chamada dentina, fica exposta. A dentina é coberta pelo esmalte e pela gengiva. Milhares de canais microscópicos ligam a dentina ao centro do dente. Quando a dentina está exposta, estímulos externos (como uma bebida fria) ativam os nervos no núcleo do dente, causando uma dor aguda breve, característica de dentes sensíveis.

    Veja Quais são as causas dos dentes sensíveis.

  • Como posso me proteger contra a sensibilidade?

    Converse com seu dentista sobre os seus sintomas. Ele pode confirmar se a sensibilidade nos dentes é a causa do problema e indicar os cuidados adequados para dentes sensíveis, como a melhor técnica de escovação, além da frequência e do momento adequado de escovar os dentes. Além disso, para aliviar os sintomas dolorosos, você pode trocar seu creme dental de uso diário por outro desenvolvido especialmente para aliviar a sensibilidade nos dentes, como os produtos Sensodyne®.

    Veja Cuidados contínuos de dentes sensíveis.

  • Que estímulos causam desconforto em dentes sensíveis?

    Vários tipos de estímulos podem desencadear uma pontada ou dor de dente em pessoas com dentes sensíveis. Estes são alguns dos estímulos mais comuns relacionados com a sensibilidade nos dentes:

    • Alimentos ou bebidas frias
    • Alimentos ou bebidas quentes
    • Alimentos doces
    • Alimentos azedos
    • Ar frio
    • Escovação dos dentes 

    Veja Estímulos que desencadeiam dor em dentes sensíveis.

  • A sensibilidade nos dentes é um problema dentinário comum?

    Sim. Os dentes sensíveis afetam muitas pessoas e podem ocorrer a qualquer momento. Os dentes sensíveis podem afetar pessoas mais jovens como resultado das mudanças nos estilos de vida modernos e nos hábitos alimentares. Como consumimos alimentos e bebidas mais ácidas e lanchamos com mais frequência durante o dia, corremos mais risco de apresentar dentes sensíveis.

  • A sensibilidade nos dentes é sinal de um problema dentinário mais grave?

    A dor nos dentes pode ter muitas causas, além da sensibilidade. Por isso, se estiver sentindo qualquer tipo de dor ou desconforto nos dentes, principalmente se acontecer com frequência, procure a orientação profissional de um dentista, que poderá lhe indicar como evitar o problema, além de tratamentos para dentes sensíveis.

    Veja Outras causas da sensibilidade.

  • A escovação com muita força torna os dentes sensíveis?

    A escovação com força excessiva ou com mais frequência do que a recomendação do dentista pode contribuir para a retração gengival e desgastar o esmalte do dente. Ao longo do tempo, a retração gengival e a perda de esmalte podem causar exposição da dentina e sensibilidade nos dentes.

    Veja Outras causas da sensibilidade

  • O clareamento dental pode causar sensibilidade?

    Muita gente se pergunta como clarear os dentes sem sofrer com sensibilidade dentária. Vamos lá: neste caso, o termo clareamento dental está relacionado com tratamentos realizados sob a supervisão de um dentista. Esses tratamentos contém um agente branqueador de dentes (peróxido) que costuma causar sensibilidade em alguns pacientes. Essa condição não é equivalente à hipersensibilidade dentinária, que acontece devido à exposição da dentina (a parte mais macia e interna do dente). Converse com seu dentista sobre a sensibilidade nos dentes causada por agentes branqueadores se estiver pensando em fazer um tratamento de clareamento dental e veja opções sobre como deixar os dentes brancos.

    Veja Tratamentos de clareamento que causam sensibilidade.

Dúvidas frequentes sobre a erosão ácida

  • O que é erosão ácida?

    O desgaste do esmalte, causado pelo ácido presente na alimentação, é chamado de "erosão ácida". Apenas quatro "momentos de acidez" ao longo do dia podem aumentar o risco de desgaste ácido. Se houver risco de erosão ácida no esmalte do dente, peça orientação ao seu dentista e saiba qual é a rotina diária de higiene bucal mais adequada e a melhor maneira de consumir os vários alimentos e bebidas ácidas que fazem parte da dieta moderna.

    Para saber mais, acesse www.pro-esmalte.pt

  • O que causa a erosão ácida?

    Ao longo do tempo, alimentos e bebidas ácidas podem desgastar o esmalte dos dentes. Alguns exemplos são frutas e sucos de frutas, refrigerantes, café ou chá preto, vinho e tudo que tiver um sabor acentuado, como ketchup ou molho de salada. Para proteger seus dentes contra a erosão ácida e evitar sensibilidade nos dentes, converse com seu dentista e use um creme dental para dentes sensiveis que contenha flúor desenvolvido especialmente para pessoas com propensão ao desgaste ácido, como o Sensodyne® Pro-Esmalte. Peça orientação ao seu dentista e saiba qual é a rotina diária de higiene bucal mais adequada e a melhor maneira de consumir os vários alimentos e bebidas ácidas que fazem parte da dieta moderna.

    Para saber mais, acesse pro-esmalte.pt

  • A erosão ácida pode causar sensibilidade nos dentes?

    Sim. A erosão ácida pode contribuir para o desgaste do esmalte. O esmalte é a camada externa e dura do dente. Embora ele seja mais duro do que qualquer outra substância no corpo, o desgaste gradual do esmalte pode ocorrer e expor a camada de dentina abaixo dele, causando a sensibilidade nos dentes.

Dúvidas frequentes sobre cremes dentais para sensibilidade

  • Qual é o creme dental nº 1 para dentes sensíveis e recomendado por dentistas?

    Sensodyne®  é o creme dental nº 1 para dentes sensíveis* e recomendado por dentistas.


    *
    Nielsen Retail Index, Vendas Valor, Brasil, 2015. GfK, GSK HCP Tracking, 2015.

  • Como funcionam os cremes dentais dessensibilizantes?

    Pessoas com a dentina exposta são suscetíveis à sensibilidade nos dentes, desencadeada por bebidas frias ou alimentos quentes, por exemplo. Os cremes dentais Sensodyne®  com nitrato de potássio agem sobre as terminações nervosas dentro dos dentes, aliviando a dor da sensibilidade. O creme dental Sensodyne®  Repair & Protect, com a tecnologia Novamin, cria uma camada reparadora forte sobre a dentina exposta e dentro dos túbulos para bloquear os estímulos que causam dor.  Todos os cremes dentais Sensodyne®  proporcionam alívio comprovado da sensibilidade nos dentes com escovação duas vezes ao dia.

  • Há várias opções de creme dental Sensodyne® ?

  • O creme dental Sensodyne® tem uma fórmula de branqueamento?

    Sim. A ação branqueadora está diposnível nos cremes dentais Sensodyne® Repair & Protect Whitening, Sensodyne® Branqueador Extra Fresh e Sensodyne® True White. Todos esses cremes dentais são efetivos para branquear e evitar sensibilidade dentária.

  • Com que frequência devo usar o creme dental Sensodyne® ?

    Use os cremes dentais Sensodyne® duas vezes ao dia, todos os dias, no lugar do seu creme dental comum para ter uma proteção contínua contra a sensibilidade nos dentes. Peça orientação ao seu dentista e saiba qual é a rotina diária de higiene bucal mais adequada para você.

  • Por quanto tempo preciso usar o creme dental Sensodyne® para perceber a redução da sensibilidade?

    Os cremes dentais para sensibilidade devem ser usados duas vezes ao dia para proporcionar uma proteção duradoura causada pela hipersensibilidade dentinária.

    Estudos clínicos mostraram que os cremes dentais para sensibilidade que contêm nitrato de potássio, como Sensodyne® Extra Fresh, Sensodyne® Rápido Alívio e, Sensodyne® Pro-Esmalte, aliviam a sensibilidade nos dentes em apenas 2 semanas, com escovação duas vezes ao dia. O creme dental Sensodyne® Rápido Alívio tem um rápido efeito na área sensível do dente, agindo em 60 segundos.

    Estudos clínicos mostraram que, com escovação duas vezes ao dia, os cremes dentais que contêm 5% de NovaMin começam a fazer efeito em menos de 1 semana e proporcionam benefícios significativos em apenas 2 semanas, com melhorias clínicas durante mais de 6 meses.

    Sempre leia a embalagem e siga as instruções de uso. Dentes sensíveis podem indicar um problema subjacente que exige um tratamento imediato. Se os sintomas persistirem ou piorarem, consulte seu dentista.

  • Depois que eu parar de usar o creme dental Sensodyne® , a sensibilidade nos dentes voltará?

    Estudos clínicos sobre a eficácia dos cremes dentais para sensibilidade que contêm nitrato de potássio mostraram que a dor de dentes sensíveis retorna quando o uso é interrompido.

    Os cremes dentais Sensodyne® são de uso diário, desenvolvidos para aliviar a hipersensibilidade dentinária, quando usados de acordo com as instruções, duas vezes ao dia, todos os dias.

    Peça orientação ao seu dentista para o tratamento de dentes sensíveis e saiba qual é a rotina diária de higiene bucal e os cremes dentais mais adequados para você.

    Sempre leia a embalagem e siga as instruções de uso. Dentes sensíveis podem indicar um problema subjacente que exige um tratamento imediato. Se os sintomas persistirem ou piorarem, consulte seu dentista.

  • Por que menores de 12 anos devem consultar um dentista antes de usar o creme dental Sensodyne® ?

    Os cremes dentais Sensodyne® não são recomendados para crianças menores de 12 anos de idade. A sensibilidade raramente é um problema que afeta crianças dessa idade. Consulte o dentista da criança para obter orientações e recomendações adequadas.

  • O creme dental Sensodyne® contém flúor?

    Todos os cremes dentais Sensodyne® contêm flúor, exceto Sensodyne® Original, que atua fortemente no combate à sensibilidade dentária.

  • O creme dental Sensodyne® contém triclosan?

    Os cremes dentais Sensodyne® não contêm triclosan.

  • Posso usar um antisséptico bucal após o uso de um creme dental Sensodyne® ?

    Sim, você pode usar um antisséptico bucal após o uso de um creme dental Sensodyne® . Peça orientação ao seu dentista e saiba qual é a rotina diária de higiene bucal mais adequada para você.

    Sensodyne® oferece um antisséptico bucal de uso diário especialmente formulado para proteger os dentes contra a sensibilidade e que também contém flúor para fortalecer os dentes sensíveis.

  • Qual é a RDA (abrasividade dentinária relativa) do creme dental Sensodyne® ?

    O RDA é um índice de medição de abrasividade amplamente reconhecido. Todos os cremes dentais Sensodyne® estão em conformidade com as diretrizes para cremes dentais de uso diário da American Dental Association (ADA), da Food and Drug Administration (FDA) e da Organização Internacional para Padronização (ISO).

    Os cremes dentais Sensodyne® têm valores de RDA que variam de 13 a 140, dependendo das opções disponíveis em cada país. Os cremes dentais com um RDA de até 250 são considerados adequados para o uso diário.

  • Os cremes dentais branqueadores Sensodyne® clareiam os dentes, além de aliviar a sensibilidade?

    As fórmulas de branqueamento dos cremes dentais Sensodyne® não alvejam os dentes. Eles contêm uma matriz de ingredientes de polimento e limpeza que contribuem para o efeito de limpeza e branqueamento dos dentes, com escovação duas vezes ao dia. Os cremes dentais Sensodyne® contêm princípios ativos dessensibilizantes comprovados.

  • É seguro usar um creme dental Sensodyne® durante tratamentos de clareamento dental?

    A hipersensibilidade dentinária é uma condição comum e dolorosa dos dentes que pode surgir quando a dentina fica exposta (geralmente em consequência da retração gengival ou do desgaste do dente). A sensibilidade que pode surgir durante e após os tratamentos profissionais de clareamento é diferente. Neste caso, o componente de branqueamento dos tratamentos penetra no dente, causando sensibilidade.

    Estudos clínicos indicam que cremes dentais que contêm nitrato de potássio podem reduzir a sensibilidade associada a tratamentos profissionais de clareamento*. Nesses estudos, os participantes que usaram Sensodyne® com nitrato de potássio por duas semanas antes e durante o tratamento de clareamento sentiram menos sensibilidade após o tratamento, em comparação com aqueles que usaram um creme dental comum com flúor.

    Converse com seu dentista sobre o que fazer para clarear os dentes e sobre a sensibilidade causada por agentes branqueadores se estiver pensando em fazer um tratamento de clareamento dental. Use os produtos Sensodyne® conforme indicado nas embalagens.


    *Haywood B; Brushing with a Potassium Nitrate Dentrifice to Reduce Bleaching Sensitivity; The Journal of Clinical Dentistry 2005;16:17-22

  • Qual é a diferença entre o creme dental Sensodyne® Repair & Protect e os outros produtos Sensodyne® ?

    O creme dental Sensodyne® Repair & Protect usa um princípio ativo diferente. O princípio ativo usado no creme dental Sensodyne® Repair & Protect é o NovaMin, que cria uma camada protetora e reparadora sobre as áreas sensíveis dos dentes. Escove os dentes com o creme dental duas vezes ao dia para garantir uma proteção duradoura contra a sensibilidade.

Escova dental Sensodyne®