Dúvidas frequentes

Dúvidas frequentes sobre a sensibilidade nos dentes

  • A hipersensibilidade dentinária, ou sensibilidade nos dentes, é um problema dentário comum que pode surgir quando a dentina, a parte interna do dente, fica exposta. É uma condição que se desenvolve ao longo do tempo devido a problemas comuns, como retração gengival e desgaste do esmalte. 

    Saiba Quais são as causas dos dentes sensíveis.

  • A sensibilidade nos dentes surge quando a parte mais macia e interna do dente, chamada dentina, fica exposta. A dentina é coberta pelo esmalte e pela gengiva. Milhares de canais microscópicos ligam a dentina ao centro do dente. Quando a dentina está exposta, estímulos externos (como uma bebida fria) ativam os nervos no núcleo do dente, causando uma dor aguda breve, característica de dentes sensíveis.

    Veja Quais são as causas dos dentes sensíveis.

  • Converse com seu dentista sobre os seus sintomas. Ele pode confirmar se a sensibilidade nos dentes é a causa do problema e indicar os cuidados adequados para dentes sensíveis, como a melhor técnica de escovação, além da frequência e do momento adequado de escovar os dentes. Além disso, para aliviar os sintomas dolorosos, você pode trocar seu creme dental de uso diário por outro desenvolvido especialmente para aliviar a sensibilidade nos dentes, como os produtos Sensodyne®.

    Veja Cuidados contínuos de dentes sensíveis.

  • Vários tipos de estímulos podem desencadear uma pontada ou dor de dente em pessoas com dentes sensíveis. Estes são alguns dos estímulos mais comuns relacionados com a sensibilidade nos dentes:

    • Alimentos ou bebidas frias
    • Alimentos ou bebidas quentes
    • Alimentos doces
    • Alimentos azedos
    • Ar frio
    • Escovação dos dentes 

    Veja Estímulos que desencadeiam dor em dentes sensíveis.

  • Sim. Os dentes sensíveis afetam muitas pessoas e podem ocorrer a qualquer momento. Os dentes sensíveis podem afetar pessoas mais jovens como resultado das mudanças nos estilos de vida modernos e nos hábitos alimentares. Como consumimos alimentos e bebidas mais ácidas e lanchamos com mais frequência durante o dia, corremos mais risco de apresentar dentes sensíveis.

  • A dor nos dentes pode ter muitas causas, além da sensibilidade. Por isso, se estiver sentindo qualquer tipo de dor ou desconforto nos dentes, principalmente se acontecer com frequência, procure a orientação profissional de um dentista, que poderá lhe indicar como evitar o problema, além de tratamentos para dentes sensíveis.

    Veja Outras causas da sensibilidade.

  • A escovação com força excessiva ou com mais frequência do que a recomendação do dentista pode contribuir para a retração gengival e desgastar o esmalte do dente. Ao longo do tempo, a retração gengival e a perda de esmalte podem causar exposição da dentina e sensibilidade nos dentes.

    Veja Outras causas da sensibilidade

  • Muita gente se pergunta como clarear os dentes sem sofrer com sensibilidade dentária. Vamos lá: neste caso, o termo clareamento dental está relacionado com tratamentos realizados sob a supervisão de um dentista. Esses tratamentos contém um agente branqueador de dentes (peróxido) que costuma causar sensibilidade em alguns pacientes. Essa condição não é equivalente à hipersensibilidade dentinária, que acontece devido à exposição da dentina (a parte mais macia e interna do dente). Converse com seu dentista sobre a sensibilidade nos dentes causada por agentes branqueadores se estiver pensando em fazer um tratamento de clareamento dental e veja opções sobre como deixar os dentes brancos.

    Veja Tratamentos de clareamento que causam sensibilidade.

Dúvidas frequentes sobre a erosão ácida

  • O desgaste do esmalte, causado pelo ácido presente na alimentação, é chamado de "erosão ácida". Apenas quatro "momentos de acidez" ao longo do dia podem aumentar o risco de desgaste ácido. Se houver risco de erosão ácida no esmalte do dente, peça orientação ao seu dentista e saiba qual é a rotina diária de higiene bucal mais adequada e a melhor maneira de consumir os vários alimentos e bebidas ácidas que fazem parte da dieta moderna.

    Para saber mais, acesse www.pro-esmalte.pt

  • Ao longo do tempo, alimentos e bebidas ácidas podem desgastar o esmalte dos dentes. Alguns exemplos são frutas e sucos de frutas, refrigerantes, café ou chá preto, vinho e tudo que tiver um sabor acentuado, como ketchup ou molho de salada. Para proteger seus dentes contra a erosão ácida e evitar sensibilidade nos dentes, converse com seu dentista e use um creme dental para dentes sensiveis que contenha flúor desenvolvido especialmente para pessoas com propensão ao desgaste ácido, como o Sensodyne® Pro-Esmalte. Peça orientação ao seu dentista e saiba qual é a rotina diária de higiene bucal mais adequada e a melhor maneira de consumir os vários alimentos e bebidas ácidas que fazem parte da dieta moderna.

    Para saber mais, acesse pro-esmalte.pt

  • Sim. A erosão ácida pode contribuir para o desgaste do esmalte. O esmalte é a camada externa e dura do dente. Embora ele seja mais duro do que qualquer outra substância no corpo, o desgaste gradual do esmalte pode ocorrer e expor a camada de dentina abaixo dele, causando a sensibilidade nos dentes.

Dúvidas frequentes sobre cremes dentais para sensibilidade

Escova dental Sensodyne®