Sobre dentes sensíveis

Qual a causa dos dentes sensíveis?

A sensibilidade do dente é causada pela exposição da dentina

A sensibilidade dental é causada pela exposição gradual da parte mais macia do seu dente que está abaixo do esmalte dental, chamada "dentina".

A dentina possui pequenos canais ('túbulos') que contêm terminações nervosas e são preenchidos por fluidos. Comer ou beber alimentos e bebidas que são quentes, frias ou doces pode fazer com que esse fluido se movimente. O movimento deste fluido faz com que as terminações nervosas reajam, desencadeando uma pontada desconfortável ou uma dor curta e aguda.

Quais são as principais causas da senbibilidade?

Sensodyne - Hipersensibilidade
Escovação com força excessiva

Hábitos de higiene oral como escovação com muita frequência, muito agressiva ou com uma escova de cerdas duras podem eventualmente desgastar o esmalte dos dentes. Estes hábitos também podem causar a retração das gengivas, causando maior exposição da dentina.

Doença da gengiva (Gengivite)

Quando o tecido da gengiva fica inflamado e sensível em decorrência de gengivite (doença da gengiva), você pode ter gengivas sensíveis e pode sentir os dentes sensíveis devido à exposição adicional da dentina na superfície da raiz.

Ranger dos dentes

Se você range os dentes enquanto dorme, ou se aperta os dentes ao longo do dia, você pode estar desgastando o esmalte e expondo a camada de dentina do seu dente.

Retração Gengival

Uma retração gengival, causada por condições como doença periodontal, pode expor a dentina do dente e causar sensibilidade. A escovação muito agressiva ou frequente também pode causar a retração das gengivas.

Saiba mais: entendendo os seus dentes