O que causa a sensibilidade nos dentes?

Quando o esmalte dos dentes se desgasta ou ocorre retração gengival, ambos podem expor a parte interna e macia do dente, chamada dentina. Essa dentina abriga milhares de canais microscópicos que correm em direção ao centro do dente, onde estão os nervos1.

Certos gatilhos, como bebidas geladas ou quentes, podem entrar em contato com esses canais e estimular o nervo, causando uma pontada curta e aguda.

Woman smiling while brushing teeth

Duas principais causas da sensibilidade dentinária2

Desgaste do esmalte Retração gengival

Retração gengival

Gengivas saudáveis são essenciais para se ter dentes saudáveis. Se a gengiva retrair, a dentina pode ficar exposta, deixando os dentes suscetíveis à sensibilidade dentinária.

CAUSAS DA RETRAÇÃO GENGIVAL

Doença gengival

Os sintomas incluem vermelhidão, inchaço e sangramento das gengivas.

Escovação agressiva

Usar uma escova de cerdas duras também pode causar retração gengival.

Desgaste do esmalte

O esmalte é a superfície dura e externa do dente que protege a dentina. Com o tempo, se o esmalte do dente se desgastar, a dentina fica exposta, o que pode causar sensibilidade dentinária.

CAUSAS DO DESGASTE DO ESMALTE

Escovação agressiva

Escovar com muita força ou com muita frequência.

Erosão ácida

Com o tempo, alimentos e bebidas ácidas podem enfraquecer e corroer o esmalte dos dentes, o que expõe a dentina.

Como Sensodyne pode ajudar

Sensodyne é especialmente formulado para aliviar e ajudar a proteger contra a sensibilidade dentinária, sendo a marca recomendada por dentistas para dentes sensíveis*.

Quando usado diariamente, duas vezes ao dia, age criando uma barreira sobre as áreas sensíveis do dente ou acalmando os nervos dentro do dente. Com isso, oferece proteção duradoura contra a sensibilidade.

Conheça os nossos produtos

*GSK Expert Performance Tracking W2/2020
1 Addy, M. Dentine hypersensitivity: definition, prevalence, distribution and aetiology. In Addy, M., et al (eds.): Tooth wear and sensitivity. 2000 London: Martin Dunitz, p. 239-248.
2 Addy, M. Dentine hypersensitivity: new perspectives on an old problem. International Dental Journal. 2002; 52 (S5P2): 367-375