Perguntas mais frequentes

Perguntas mais frequentes

Os seus dentes doem quando você come ou bebe certos alimentos? Você sofre com incômodos causados pela sensibilidade nos dentes? Sua sensibilidade é um problema diário? Ou um problema ocasional?

A sensibilidade é um problema bucal comum. Não é uma doença, mas uma condição que se desenvolve ao longo do tempo devido a fatores comuns como a retração das gengivas e atrito dos dentes.

As perguntas mais frequentes sobre a sensibilidade dental

O que causa a hipersensibilidade dentinária? [+]

A hipersensibilidade dentinária, geralmente descrita pelos consumidores como uma "pontada no dente", "dor de dente" ou "dentes machucados", ocorre, com maior frequência, quando se come ou bebe alimentos e bebidas quentes ou frias. Você também pode sentir desconforto quando consumir alimentos e bebidas doces ou azedos, ou quando escovar os dentes e os enxaguar com água fria. Muitos adultos têm apenas sensibilidade ocasional. Alguns adultos sentem dor crônica. A sensibilidade pode ser uma indicação de um problema dental subjacente. Consulte seu dentista.

Veja "Sobre dentes sensíveis"

 

De onde vem a dor de dentes sensíveis? [+]

Abaixo do esmalte do dente, há uma camada altamente porosa chamada "dentina". Nela existem milhares de túbulos microscópicos , com terminações nervosas, que quando expostos a estímulos externos, respondem com uma dor aguda breve.

Veja "Qual a causa dos dentes sensíveis?"

Como posso prevenir a sensibilidade nos dentes? [+]

Escovar com um creme dental para dentes sensiveis, como Sensodyne®, é uma forma de se proteger contra a sensibilidade. Outra forma é evitar escovar com muita força e usar uma escova de dentes com cerdas macias, projetada para dentes sensíveis. Cuidar dos dentes e consultar o dentista regularmente também pode ajudar a proteger contra as condições que contribuem para a sensibilidade, como doenças da gengiva, enfraquecimento do esmalte dental e retração gengival

Veja "Prevenindo a sensibilidade".

Quais são as causas dos dentes sensíveis? [+]

Os dentes sensíveis podem ser causados pela retração da gengiva, perda de esmalte ou lesões aos dentes e às gengivas. A sensibilidade temporária pode ser causada por tratamentos cosméticos profissionais ou tratamentos de clareamento feitos em casa. Os dentes sensíveis podem doer como uma reação a:

  • Alimentos ou bebidas frias
  • Alimentos ou bebidas quentes
  • Alimentos doces ou azedos (ácidos)
  • Estímulo químico


Veja "Causadores da sensibilidade".

A sensibilidade nos dentes é um problema bucal comum? [+]

Sim. Os dentes sensíveis afetam muitas pessoas e podem ocorrer a qualquer momento. Os dentes sensíveis podem afetar pessoas mais jovens como resultado das mudanças nos estilos de vida modernos e nos hábitos alimentares. Como consumimos alimentos e bebidas mais ácidas e lanchamos com mais frequência durante o dia, corremos mais risco de apresentar dentes sensíveis.

 

A sensibilidade nos dentes é sinal de um problema bucal mais grave? [+]

Geralmente, a sensibilidade nos dentes não passa de um incômodo. Porém, os dentes sensíveis podem indicar um problema dental subjacente que exige cuidado odontológico imediato. Consulte seu dentista o mais rápido possível para obter uma recomendação.

Veja "Um sinal de algo mais sério?"

Escovar com muita força torna os dentes sensíveis? [+]

Sim. Escovar com muita força pode acarretar na retração das gengivas. Ao longo do tempo, também pode gerar o desgaste do esmalte dental, que é outra forma pela qual a dentina torna-se exposta, provocando a sensibilidade.

Veja as escovas dentais

O clareamento dos dentes pode causar sensibilidade? [+]

Os tratamentos de clareamento dos dentes estão se tornando cada vez mais populares. Geralmente, os ingredientes nos produtos usados para o clareamento são peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida. Eles normalmente são administrados por meio de um molde especial (semelhante a um mordedor). A medida que o agente branqueador é decomposto, o oxigênio penetra no esmalte do dente e sua coloração é clareada. A hipersensibilidade dentinária  é amplamente reconhecida e associada a procedimentos de clareamento dos dentes. Não há uma ciência exata para prever se você apresentará sensibilidade, mas os relatos sugerem que até 80% dos pacientes que fizeram clareamento terão alguma sensibilidade*. Certifique-se de discutir isso com o seu dentista antes de qualquer tratamento.

* Haywood B; Brushing with a Potassium Nitrate Dentrifice to Reduce Bleaching Sensitivity; The Journal of Clinical Dentistry 2005;16:17-22

Veja "Tratamentos de clareamento e a sensibilidade."

Voltar ao topo

As perguntas mais frequentes sobre a erosão ácida

O que é erosão ácida? [+]

O desgaste do esmalte, causado pelos ácidos da sua dieta, é chamado de "erosão ácida". Às vezes, ele é chamado de "desgaste ácido" ou "erosão do esmalte".

Veja "Sobre a erosão ácida".

O que causa a erosão ácida? [+]

Muitos dos alimentos e bebidas que associamos a uma dieta moderna, incluindo vinho, refrigerantes, muitas frutas, sucos e vinagre balsâmico contêm ácido. O ácido entra em contato com os dentes, amolecendo a superfície dura do esmalte. Em seguida, quando escovamos os dentes, o esmalte pode ser desgastado com mais facilidade e tornar-se mais fino ao longo do tempo. Este desgaste do esmalte, causado pelo ácido em nossa dieta, é chamado de "erosão ácida" ou "desgaste ácido".

Veja "O que causa a erosão ácida".

Escovar com muita força pode causar erosão ácida? [+]

Escovar com muita força pode acelerar o desgaste ácido causado pelos alimentos e bebidas ácidas em nossa dieta cotidiana. O esmalte dental é vulnerável, principalmente se a escovação for imediatamente após o consumo destes alimentos e bebidas. Após consumir alimentos ou bebidas ácidas, alguns odontólogos especialistas recomendam o bochecho com água e aguardar pelo menos uma hora antes de escovar os dentes.

A erosão ácida é permanente? [+]

Os efeitos da erosão ácida podem afetar todas as idades e, embora o amolecimento inicial do esmalte seja reversível, uma vez que o esmalte for perdido, não há volta.  Por isso, a proteção é a melhor opção.

Tenho que parar de consumir alimentos e bebidas que causem a erosão ácida? [+]

Você não precisa modificar sua dieta ou estilo de vida totalmente, mas pode fazer algumas pequenas mudanças para minimizar a erosão ácida, por exemplo: use um canudo para beber refrigerante ou sucos de frutas e escove os dentes com um creme dental formulado especificamente para ajudar a proteger o esmalte, como Pro-esmalte. Desta forma, você pode continuar consumindo os alimentos e bebidas normalmente.

 

 

A erosão ácida pode provocar sensibilidade nos dentes? [+]

Sim. Como o ácido da dieta desgasta o esmalte dental, há uma probabilidade maior que a camada da dentina subjacente seja exposta. Quando a dentina é exposta, o nervo no núcleo do dente torna-se suscetível a estímulos, resultando em uma dor aguda breve, causada por determinados acionadores, como alimentos e bebidas quentes ou frias.

Quais os sinais da erosão ácida? [+]

Como você não pode vê-la ou senti-la no início, as evidências iniciais da erosão ácida são identificadas com maior exatidão por um dentista.

Veja "Quais são os sinais da erosão ácida?"

Como posso proteger meus dentes contra a erosão ácida? [+]

Para ajudar a proteger os dentes contra os efeitos dos ácidos da sua dieta, há várias etapas que você pode seguir:

  • Evite escovar os dentes imediatamente após o consumo de alimentos ou bebidas ácidas, já que é quando o esmalte está mais mole. É melhor escovar os dentes antes das refeições ou aguardar pelo menos uma hora depois de comer.
  • Consuma bebidas ácidas rapidamente - não passe ou mantenha-nas por períodos prolongados dentro da boca. Ou use um canudo voltado para o fundo da boca.
  • Escove os dentes suavemente, mas de forma completa, com uma escova de dentes macia média.
  • Faça check-ups regulares dos dentes e converse com um dentista sobre quaisquer preocupações.
  • Escove os dentes pelo menos duas vezes por dia, todos os dias, com um creme dental como  Pró-esmalte, para fortalecer o esmalte dental amolecido pelo ácido e ajuda a protegê-lo contra ataques ácidos futuros.

Voltar ao topo

As perguntas mais frequentes sobre os produtos Sensodyne®

Qual é o creme dental especialista em dentes sensíveis? [+]

Sensodyne® é a marca especialista em sensibilidade ; 9 entre 10 dentistas recomendam Sensodyne® para dentes sensíveis*

 *Fonte: Sinergia:2011

Como Sensodyne® funciona? [+]

As formulações de potássio de Sensodyne® agem na fonte da dor, bloqueando os impulsos nervosos. Em outras palavras, Sensodyne® despolariza o nervo. Os dentistas recomendam o uso de Sensodyne pelo menos duas vezes ao dia, como você usa seu creme dental normal.

Os cremes dentais Sensodyne® agem com ingredientes ativos como o nitrato de potássio, cloreto de potássio, acetato de estrôncio e cloreto de estrôncio para aliviar a dor dos dentes sensíveis.

O íon potássio presente em Sensodyne® despolariza o nervo e evita que ele envie sinais. Os impulsos nervosos que são enviados para o  cérebro são evitados impedindo assim o estímulo da dor.

O cloreto de estrôncio, presente em Sensodyne Original, atua selando as cavidades na superfície do dente impedindo que os estímulos (quente, doce,frio) cheguem as terminações nervosas.

Sensodyne® Rápido Alívio contém acetato de estrôncio, que é um elemento similar ao cálcio. O estrôncio no Sensodyne® Rápido Alívio substitui uma parte do cálcio perdido na dentina e bloqueia os túbulos expostos. Isto evita o fluxo do fluido dentro dos túbulos que, de outra forma, causaria a dor nos dentes.

Já o novo Sensodyne® Repair & Protect, com a tecnologia inovadora Novamin®, ajuda a reparar os túbulos expostos da dentina, diariamente, aliviando a dor da sensibilidade.

Sensodyne® tem uma formulação que ajude a conservar os dentes brancos? [+]

Sim, Sensodyne® Branqueador Extra-Fresh apresenta uma matriz de ingredientes de polimento e limpeza que contribuem na remoção de manchas, deixando os dentes mais limpos e conservando seu branco natural.

Com que frequência devo usar Sensodyne®? [+]

Em vez de de usar seu creme dental regular, use Sensodyne® pelo menos duas vezes ao dia, todos os dias, para obter uma proteção contínua contra a sensibilidade nos dentes.

Por quanto tempo vou usar Sensodyne® antes de sentir menos sensibilidade? [+]

Sensodyne® deve ser usado pelo menos duas vezes ao dia, todos os dias, para garantir a efetividade máxima. Você deve começar a notar uma diferença em apenas duas semanas. Seu dentista provavelmente recomendará que você use Sensodyne® como seu creme dental regular todos os dias porque a hipersensibilidade dentinária é, frequentemente, uma condição recorrente.

Quando parar de usar Sensodyne®, minha sensibilidade nos dentes voltará? [+]

O fato da dor voltar ou não depende de cada pessoa. Para impedir que a dor volte, seu dentista pode recomendar a substituição do seu creme dental regular por Sensodyne® e seu uso duas vezes por dia, todos os dias.*

* Haywood B; Brushing with a Potassium Nitrate Dentrifice to Reduce Bleaching Sensitivity; The Journal of Clinical Dentistry 2005;16:17-22

Por que crianças com menos de 12 anos devem consultar um dentista antes de usar Sensodyne®? [+]

As variações de Sensodyne® para dentes sensíveis não são recomendadas para crianças com menos de 12 anos. A sensibilidade é, raramente, um problema em crianças tão novas. Verifique com o dentista para obter a recomendação apropriada.

Posso usar antisséptico bucal após escovar os dentes com Sensodyne®? [+]

Sim, você pode usar um antisséptico bucal após usar Sensodyne®. Recomendamos o antisséptico bucal Sensodyne® como parte de um bom plano de cuidados orais para ajudar a proteger contra os dentes sensíveis.

Por que devo usar uma escova de dentes Sensodyne®? [+]

A escova de dente Sensodyne® é adequada para pessoas com dentes sensíveis e apresentam características como cerdas mais macias para escovação suave, cerdas com extremidades macias para ajudar a prevenir a irritação das gengivas e tamanho especial para acesso a boca. Use uma escova de dentes Sensodyne® junto com um creme dental Sensodyne® para ajudar a limpar e cuidar dos seus dentes sensíveis.

Onde posso comprar escovas de dentes Sensodyne®? [+]

As escovas de dentes Sensodyne® estão disponíveis na seção de cuidados orais da maioria das farmácias e supermercados.

Por que devo usar o antisséptico bucal Sensodyne®? [+]

Usado com cremes dentais e escova de dentes Sensodyne®, o antisséptico bucal Sensodyne® faz parte de um bom plano de cuidados orais para ajudar a proteger seus dentes contra a sensibilidade. Ele é adequado para pessoas com dentes sensíveis, tem baixo teor de álcool na fórmula, sabor suave de menta e flúor para ajudar a combater o enfraquecimento dos dentes.

Sensodyne® pode ser aplicado em um dente sensível para alívio imediato? [+]

Sensodyne® Rápido Alívio pode ser aplicado topicamente para obter o alívio imediato em 60 segundos (quando usado conforme instruções da embalagem). Para outras variedades de Sensodyne®, não há evidência clínica para comprovar o efeito imediato com aplicação tópica.

 

 

A versão Sensodyne® Branqueador realmente remove manchas e também alivia a sensibilidade? [+]

Sensodyne® Branqueador Extra Fresh não clareia. Ele contém uma matriz de ingredientes de polimento e limpeza que contribuem para o efeito de limpeza e branqueamento. As variantes de Sensodyne contêm ingredientes ativos dessensibilizadores clinicamente testados.

Sensodyne® é seguro para uso durante tratamentos de clareamento dental? [+]

Sim. Pesquisas* têm mostrado que usar Sensodyne® a base de nitrato de potássio duas semanas antes e durante o processo de clareamento pode, de forma significativa:

  • Reduzir as chances de desenvolver sensibilidade nos dentes.
  • Aumentar os dias "livres de sensibilidade".
  • Aprimorar a satisfação geral com o processo de clareamento.

* Haywood B; Brushing with a Potassium Nitrate Dentrifice to Reduce Bleaching Sensitivity; The Journal of Clinical Dentistry 2005;16:17-22

Voltar ao topo

As perguntas mais frequentes sobre os produtos Pro-esmalte

Como Pro-esmalte protege contra os efeitos da erosão ácida? [+]

Pro-esmalte foi especialmente formulado para ajudar a proteger os dentes contra os efeitos da erosão ácida. Ele funciona de várias formas:

  • Tem uma formulação de flúor otimizada para ajudar a fortalecer o esmalte amolecido pelo ácido e oferecer proteção contra ataques ácidos futuros.
  • Baixa abrasividade para ajudar a limitar os danos causados ao esmalte amolecido pelo ácido.
  • Tem pH neutro.
  • Contém nitrato de potássio para ajudar a prevenir contra a hipersensibilidade dentinária.

 

 

Com que frequência devo usar Pro-esmalte? [+]

Pro-esmalte deve ser usado duas a quatro vezes por dia, todos os dias, em vez do seu creme dental regular.

Depois de parar de usar Pro-esmalte, a erosão ácida retornará? [+]

Quando o esmalte dental for perdido, ele não pode ser substituído. Porém, Pro-esmalte pode ajudar a fortalecer o esmalte dental que foi amolecido para auxiliar a proteger os dentes contra os efeitos da erosão ácida.

Por quanto tempo Pro-esmalte funciona? [+]

Pro-esmalte deve ser usado de duas a quatro vezes por dia, todos os dias. Para pessoas com erosão ácida, um dentista pode recomendar que você use Pro-esmalte como seu creme dental diário regular para ajudar a fortalecer o esmalte amolecido pelo ácido.

Por que devo usar a escova de dentes Esmalte Care? [+]

A escova de dentes Esmalte Care foi projetada para pessoas que desejam ajuda na proteção contra os efeitos da erosão ácida. Projetada com uma base de gel flexível para proporcionar uma limpeza efetiva e cerdas microfinas para não agredir o esmalte dental. Use uma escova de dentes Esmalte Care com seu creme dental Pro-esmalte para um cuidado oral completo contra os efeitos da erosão ácida.

Preciso usar um creme dental regular junto com Pro-esmalte? [+]

Não, Pro-esmalte fornece todos os benefícios de um creme dental regular; ele contém flúor para combater cáries, refresca o hálito e limpa os dentes. Pro-esmalte deve ser usado de duas a quatro vezes por dia, todos os dias, em vez do seu creme dental regular.

Pro-esmalte faz tudo o que meu creme dental normal faria? [+]

Sim, Pro-esmalte oferece todos os benefícios de um creme dental regular. Além de ajudar a proteger os dentes contra a erosão ácida, ele contém flúor para combater cáries, refresca o hálito e limpa os dentes.

Voltar ao topo